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Capacitando líderes a pensarem ecologicamente

Princípios

Isso nós sabemos: A Terra não nos pertence nós pertencemos à Terra.
Isso nós sabemos: Todas as coisas estão conectadas como o sangue que une uma família.

 


“O que quer que aconteça à Terra afetará os filhos e filhas da Terra. Não somos os que teceram o tecido da vida; somos meramente um de seus fios, o que quer que façamos ao tecido, o estaremos fazendo a nós mesmos”.
Atribuído ao Chief Seattle (célebre chefe indígena norte-americano do final do século XIX)


 

Uma das causas fundamentais da crise econômica e social pela qual passam as culturas ocidentais e orientais neste período histórico é a ignorância, por grande parte da população mundial, dos princípios da ecologia profunda. Por isso, um dos insights mais importantes a serem incorporados pelas pessoas responsáveis e conscientes que habitam o planeta neste momento é, com certeza, a consciência de que todas as pessoas, coisas e eventos estão interconectados e os resultados de ações, valores, crenças e atitudes humanas são absolutamente interdependentes.

Isso implica numa nova forma de pensar e de perceber o mundo. Essa mudança de percepção irá exigir que se deixasse de ver o mundo como uma máquina controlável e previsível e se passe a vê-lo como um sistema vivo onde a natureza, o organismo humano e a sociedade formam uma rede complexa e inextricavelmente coesa.

Ao ignorarmos os princípios da ecologia estamos destruindo nosso ambiente natural e criando o desequilíbrio tão evidenciado nos processos socioeconômico e cultural da humanidade. Torna-se necessário compreender que o ambiente não é apenas o que quer que esteja à nossa volta. Ele consiste de ecossistemas que são auto-organizadores e autorreguladores, nos quais animais, plantas, micro-organismos e substâncias inanimadas estão interligados numa rede complexa de interdependências, envolvendo um intercâmbio de energia e matéria em ciclos contínuos. Esses ecossistemas, juntamente com os sistemas sociais neles inseridos, constituem o “Lar Terra”.

A palavra ecologia deriva da palavra grega oikos, que significa casa, lar. Portanto, a ecologia diz respeito ao estudo de todos os processos que interagem dentro do “Lar Terra” e todos os relacionamentos que conectam os elementos que nele habitam. O estudo da ecologia demonstra que não se pode olhar para qualquer elemento isoladamente, pois tudo está interligado no universo.

A ESFERA ECONÔMICA

No mundo dos negócios diversas empresas já começaram a perceber a seriedade e a inexorabilidade desse tema. Porém, duas tendências se tornam evidentes em termos de resposta das organizações a essa questão.

Muitas organizações ainda não sabem o que fazer ou como fazê-lo. Essas empresas permanecem imobilizadas pelo modelo econômico vigente, que as induz a ver apenas o lado material e os resultados de curto prazo.

Outras empresas tentam “programas-padrão” que resultam em soluções pasteurizadas que estão muito mais voltadas para uma visão “ambientalista” (ou seja, limitada ao mero cumprimento de leis e regulamentos) do que para uma visão da ecologia profunda (que tem em sua essência a busca continua de sustentabilidade e qualidade de vida). Na verdade essas empresas aderem a ações ecológicas movidas apenas por razões de marketing ou de atualização de sua imagem. Nesse caso, por melhores que sejam as ações adotadas, os resultados serão insuficientes, pois essa abordagem está fundamentada numa visão fragmentada da ecologia.

Uma das principais soluções de base para evitar o imobilismo e as ações fragmentarias é a alfabetização ecológica dos lideres e executivos de empresa. Em visita ao Brasil, o autor e pensador “Fritjof Capra” mostrou que, na verdade, a ignorância ecológica é um problema amplo, que permeia toda a sociedade humana moderna. Por isso, Capra tomou a iniciativa de lançar, por meio do Instituto Elmwood, que dirige um programa inédito de alfabetização ecológica para crianças. Esse projeto é dirigido a crianças e adolescentes em idade escolar, visando principalmente a ajudá-los a desenvolver e atualizar princípios que, muitas vezes, já trazem dentro de si.

O Elmwood reconhece, porém, que embora as crianças representem a semente de um futuro saudável e livre de condicionamentos, os líderes de organizações têm o poder de executar, no dia-a-dia de suas organizações, o que é possível fazer já para assegurar um futuro sustentável. Para a prática dessa administração ecologicamente consciente (ecomanagement) é essencial alfabetizar os executivos em ecologia.

O objetivo básico desta edição de paradigma é indicar caminhos para que essa alfabetização aconteça. Para tanto apresentamos os princípios básicos de ecologia apresentados por Capra e procuramos identificar formas pelas quais esses princípios se manifestam nas organizações. Uma vez que esses princípios são a coluna vertebral de qualquer projeto de alfabetização ecológica, sugerimos também uma proposta metodológica para organizações que desejem desenvolver seus colaboradores nessa dimensão.

Agir rapidamente nesse sentido é fundamental, pois a alfabetização ecológica é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento que se proponha a ter credibilidade e sustentabilidade no mercado futuro.

 

UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR

Visão mecanicista

  • Universo é um sistema mecânico, formado por “blocos de construção”.
  • Corpo humano é uma “máquina biológica” composta por partes separadas.
  • A vida social resume-se a uma luta competitiva pela existência.
  • Crença no progresso material ilimitado a ser alcançado por meio do crescimento econômico e tecnológico.
  • Pensamento é exclusivamente racional, analítico, reducionista, linear.
  • Valores baseados exclusivamente em expansão, competição, quantidade, dominação.
  • Ênfase/atenção nas partes separadas, nos objetos, nas estruturas, nas hierarquias.

Visão ecológica

  • Universo é um sistema vivo, formado por redes de relacionamentos.
  • Corpo humano é um sistema integrado que forma um todo inseparável.
  • A vida social é comunitária e cooperativa dentro de um todo interdependente.
  • Crença no desenvolvimento sustentável a ser alcançado pela potencializarão dos talentos humanos e recursos naturais.
  • Pensamento também inclui o intuitivo, sintético, holístico e não linear.
  • Valores também baseados em conservação, cooperação, qualidade e parceria.
  • Ênfase/atenção no todo integrado, nos relacionamentos, nos processos, nas “networks” (redes).

 


FONTE: Paradigma “O Executivo como agente de transferência”